Diante de nós estão abertos todos os caminhos do mundo
- navegueaqui
- 19 de jul. de 2014
- 5 min de leitura

Muitas pessoas me perguntam o que fazemos para viajar tanto, somos ricos? somos desocupados? trabalhamos numa agência de turismo? Não !!!
Não é nada disso. Para se tornar um viajante você não precisa largar a sua vida "normal" nem ganhar na mega sena, tudo o que você precisa é definir prioridades em sua vida. Eu poderia falar sobre um assunto fútil, mas esse post é muito importante e sério! É muito mais sobre você do que sobre viagens.
Não adianta querer ser viajante e não abrir mão de algumas coisinhas que estão impossibilitando esse novo modo de viver. É sim, viajar é um estilo de vida ! Não estou falando aqui de viagens em cruzeiros pelo mar do caribe, nem daquelas viagens organizadas por grandes agências de turismo em que você vai passar metade do dia fazendo compras e o restante ouvindo guias falarem sobre pontos turísticos desinteressantes.
Estou falando de uma outra forma de viver baseada na descoberta e na alteridade. É preciso sair da zona de conforto e encarar a novidade.
A primeira coisa é descobrir se você gosta de viajar ( há quem não goste), pense em suas últimas viagens e responda algumas perguntas:
1.Se sente extremamente feliz ao conhecer um lugar novo, sente que aprendeu muita coisa com a viagem?
2.Ao voltar de viagem você sente vontade de fazer tudo de novo e passa boa parte do tempo pensando em como seria se você estivesse em outro lugar no final de semana?
3.Pense em algo que gosta muito de fazer. Você se sente mais feliz viajando do que fazendo essas outras atividades que gosta?
Se você respondeu sim para todas as perguntas pode se considerar um viajante em potencial! Se você tem vontade de pegar sua mochila e sair pelo mundo você precisa fazer escolhas e descobrir mais sobre você.

Nós não escolhemos viver viajando, nós descobrimos o que realmente queríamos fazer com nossas vidas e é essa descoberta que nos impulsiona! Nós não largamos tudo para poder viajar, nem somos ricos como alguns podem pensar. Não largamos o emprego, os estudos e nem temos férias a cada mês. Nós elegemos viajar como uma prioridade ! Esse é um grande passo para se tornar um viajante! Pare de sonhar com aquela vida fantástica e a transforme naquilo que lhe traz felicidade.
Descobrimos a paixão por viajar juntos, há quase cinco anos. Cada viagem que fazíamos era uma experiência incrivelmente nova e enriquecedora, nova no olhar e na forma com que conhecemos os lugares e as pessoas. Mesmo viajando para uma cidadezinha não muito longe, aprendemos a olhar as paisagens de forma diferente. Esse aprendizado fez nossa vida mudar e aos poucos fomos transformando um simples hobbie em um verdadeiro estilo de vida.
Quando ouço as pessoas falando que não tem dinheiro para viajar, sei que elas estão certas. Não tem dinheiro para viajar do jeito que estão planejando, um estilo de viagem vendido por grandes empresas de turismo. Mas o verdeiro espírito viajante não mede esforços, pede caronas, dorme em casas de conhecidos, foge no final de semana pra alguma praia nas redondezas da cidade, tem experiências incríveis gastando menos que um jantar em São Paulo. As pessoas precisam entender que, a maioria delas, gasta mais parado do que viajando. Some os gastos com gasolina, estacionamento, alimentação e cerveja por exemplo e perceba que você gasta um valor razoável e poderia gastar esse dinheiro na Tailândia tendo um dia bem agradável ou comendo um carangueijo na orla de Natal.

Nosso objetivo foi se construindo aos poucos, conhecer lugares novos. E porque não começar pelo Brasil? A medida que conhecemos cidades, a vontade de conhecer mais lugares desse país só aumenta! Na maioria das vezes viajamos com passagens promocionais, geralmente as promoções surgem nos finais de semana. É muito raro conseguir um bom preço em cima da hora, por isso planejamos nossa viagem pelo menos 2 meses antes ! Sempre estamos atentos às formas de acumular pontos em programas de milhagens de empresas aéreas, inclusive já viajamos usando as milhas.
Viajar é aprender a ser paciente também. Tenha paciência, seja para esperar aquela promoção ou para juntar uma boa quantidade de milhas. Seja rápido e decidido! Assim que encontrar uma promoção ou conseguir aquela folga, não exite em planejar a próxima viagem, é assim que fazemos. Quando surge uma promoção muito boa todo mundo quer aproveitar, reserve um tempo para gastar em frente ao computador pesquisando e comprando as passagens. Chegando lá, tenha paciência para entender aquela língua estranha que você não compreende, aprenda !
Esteja aberto à mudanças ! Se nós queremos conhecer Fortaleza, mas aquela promoção tão legal não inclui essa cidade, escolhemos uma segunda opção. Conheça Recife, Natal, João Pessoa ou alguma cidade no interior do Nordeste, mudar também pode ser legal. Isso acontece conosco com uma certa frequência. Na verdade, quase sempre os nossos destinos são decididos pelas oportunidades que temos de conhecê-los. Se surgir uma promoção maravilhosa para Palmas, em datas possíveis para viajarmos, nós vamos embarcar ! Iremos planejar e descobrir lugares interessantes na região.
Não banque o bobão. Não seja aquele turista desinformado que cai em qualquer cilada. Antes de viajar eu passo horas, dias pesquisando sobre o local, sobre os pontos turísticos, sobre os meios de transporte, sobre as comidas, sobre a história. É claro que eu aprendo bem mais experimentando e descobrindo durante a viagem, mas estar bem informado e saber minimamente o que você quer quando chegar em um lugar desconhecido é muito importante! Na internet tem muita informação, muita mesmo! O pior é que as pessoas não pesquisam e nem planejam a viagem! Tenha certeza que as viagens organizadas por conta própria são sempre mais divertidas e econômicas, desde que minimamente planejada.
Leve poucas roupas, por experiência própria, nós não usamos nem metade das roupas que levamos, reduza ao máximo o volume da sua mala. Leve todos os seus documentos importantes, números de telefones úteis e de parentes anotado, informe à amigos sobre os lugares onde você vai passar e dormir, faça um roteiro para lhe guiar ( nós temos um caderninho só para roteiros e anotações durante a viagem). As dicas clichês eu não vou falar pois vocês podem exercitar o espírito curioso do viajante, começar a pesquisar e descobrir!

Não espere aquele momento perfeito para viajar, aproveite as pequenas oportunidades ! Se viajar dessa forma lhe faz mais feliz, torne isso uma prioridade em sua vida. Tenho certeza que muitas descobertas virão e muitos outros sonhos serão construídos !
Boa viagem!
"A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa,
Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo.
Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali...
Chegamos de muito longe,
de alma aberta e o coração cantando! "
( Mário Quintana)
Comments