top of page

ILHA DE MARÉ - BA

  • navegueaqui
  • 23 de ago. de 2013
  • 2 min de leitura

“Eu vim de ilha de Maré minha senhora, pra fazer samba na lavagem do Bonfim...”


Com suas casinhas simples e o mar tranquilo, Ilha de Maré é um paraíso esquecido pelos turistas. O acesso a Ilha não é dos mais fáceis, apesar de pertencer a Salvador, Ilha de Maré fica mais próxima de Candeias e Madre de Deus. Para chegar lá saindo de Salvador é preciso chegar de carro ou ônibus até o Terminal Marítimo de São Tomé de Paripe, onde partem os barcos para os povoados da Ilha. O barco que pegamos não era nem um pouco confortável. O barco era pequeno e por conta da chuva que caiu, tivemos que sentar na parte inferior, próximo do motor. Fomos o percurso inteiro ouvindo o barulho do motor e sentindo o cheiro de óleo.


Existem 4 povoados principais : Santana, Botelho, Itamoabo e Praia Grande e o barco demora mais ou menos 30 minutos para chegar na Ilha. Também é possível ir e voltar no mesmo dia, os barcos partem de 20 em 20 minutos e essa pode ser uma boa opção. Descemos em Santana, um lugar simples com muitos bares e pequenas casas, sem faixa de areia. Numa primeira impressão não gostamos muito do lugar, a água próxima do cais parecia um pouco suja e o povoado barulhento e desorganizado por conta dos bares . Seguimos caminhando até Itamoabo, passando pelo cemitério você já está lá. Agora sim encontramos uma praia relamente bonita, com areia branquinha, águas calmas e limpas. O primeiro passo foi procurar uma pousada, e tivemos uma surpresa, aparentemente só existiam 3 pousadas na região. Uma ficava no alto de um morro com vista para o mar, outra ficava mais distante, perto de Nossa Srª das Neves e a que dormimos ficava bem na entradinha de Itamoabo. Todas são muito simples, a que ficamos era muito estranha olhando por fora, pouco estruturada e a fachada não tinha pintura, ficava em cima de um restaurante/bar, mas por dentro não era tão ruim. A localização da pousada é boa, fica próxima dos bares e barracas, do movimento do povoado.


Não vá querendo sair à noite porque não há balada, só a praia, uma sorveteria/pizzaria e talvez algo em Santana. Durante o dia conhemos melhor as praias, ficamos um pouco ali em Itamoabo aproveitando o sol e depois andamos pela praia até chegar em Nossa Srª das Neves, a praia é muito bonita. No caminho passamos por paisagens em que a natureza transita entre o mangue e o mar, muito bom sentir a natureza tão viva, tão presente. Chegando lá aproveitamos as águas cristalinas, piscinas naturais e uma paisagem incrível! Almoçamos em algum restaurante por ali, existem alguns, comemos uma moqueca de siri com um preço muito bom, junto com o refrigerante e uma cerveja a conta deu 30 reais ao todo.Observamos a Igreja de Nossa Srª das Neves e encerramos nosso dia com um lindo pôr-do-sol no caminho de volta para Itamoabo. No dia seguinte voltamos para Salvador num barco que saiu da praia de Itamoabo mesmo, bem em frente a pousada. Foi uma experiência muito boa! Aconselho para aqueles que abrem mão do conforto por um lugar mais alternativo.

 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2013 por MURILO DEOLINO e LORENA SALES

bottom of page