
FORA DA ROTA


































FLORIANÓPOLIS
Compramos nossa passagem numa promoção da gol, saindo de Salvador no dia 14 de Setembro, ida e volta ficou por R$ 249,00. Chegando em Floripa pegamos um ônibus do aeroporto até o centro, pois não havia ônibus direto para Barra da Lagoa, bairro que nos hospedamos. Aproveitamos para conhecer o centro já que não estávamos com mochilas pesadas, andamos pelas ruas até o Mercado Municipal que é muito legal. Fora do Mercado acontece uma feirinha de flores, sementes, queijos, folhas, salame ,frutas e muitas outras coisas, vale a pena conhecer. Dentro do mercado você pode encontrar bons artesanatos além de lugares para comer iguarias típicas. Saindo do mercado entramos em alguns museus, conhecemos algumas praças e igrejas, adoramos o centro da cidade. Durante o dia o clima estava agradável e durante a noite fez um friozinho de leve.
Pegamos um ônibus até Barra da Lagoa, reservamos pela internet a hospedagem na Pousada Almeida, a diária para casal custou R$ 50. A pousada na verdade não é divida em quartos e sim em apartamentos, sala, quarto, cozinha com geladeira, fogão, mesa. A pousada não oferece café-da-manhã, mas a localização é ótima, bem pertinho da praia. Barra da Lagoa é um paraíso dentro da Capital. Passamos 4 dias na cidade, dias maravilhosos! A praia de Barra da Lagoa é bonita, mas o mar é um pouco agitado, atravessando a ponte que fica sobre o canal nos deparamos com casas com jeito de ‘casa de veraneio’ e uma praia espetacular! Pedras enormes e morros embelezam a paisagem, as águas (geladas) azuis e tranquilas me deixaram apaixonada por Barra da Lagoa. Caminhando mais um pouco, seguindo por uma trilha curta, chegamos no alto de uma pedra, o Morro da Barra e avistamos lá em baixo as piscinas naturais e uma vista de tirar o fôlego! O lugar é chamado de Prainha da Barra da Lagoa. Descemos e aproveitamos um pouco aquele sol e as piscinas de águas frias. A noite ficamos ali próximo a pousada, sentamos na beira do canal e pescamos alguns peixes (deixamos de presente para a dona da pousada).
No dia seguinte pegamos um ônibus e paramos numa praia bem pertinho da Barra, a Praia Mole. Mais uma vez o cenário é digno de fotografias espetaculares, algumas pousadas na região, surfistas e aquele mar maravilhoso foi o que encontramos naquela manhã. Lanchamos por ali mesmo e seguimos a pé até a Lagoa da Conceição, a caminhada de quase 3 km valeu a pena. A Lagoa é muito bonita, enorme e rodeada por morros, lá encontramos pessoas praticando kitsurf, tomando mate, namorando, andando de bicicleta, a Lagoa é o point de Floripa. Na região há diversos restaurantes e bares e a noite ferve! Andamos um pouco pelo centrinho do bairro, entramos em algumas lojas de artesanato e paramos para comer algo por ali, tomamos um café e a noite foi também na Lagoa.
Acordamos cedo no outro dia e pegamos um ônibus rumo à Jurerê, o percurso demora um pouco, o bom é que passamos por vários bairros e conhecemos um pouco a cidade. Chegando lá a paisagem é diferente, prédios modernos, luxuosos, a praia é mais badalada. A praia é muito bonita também, a faixa de areia é bem extensa. Ficamos um pouco na praia descansando e depois caminhamos pela areia, com direito à subidas em pedras, até o outro lado da praia. O dia foi maravilhoso. Seguimos de ônibus até um bairro histórico de Floripa, o Santo Antônio de Lisboa. O percurso é longo, chegamos lá no pôr-do-sol e o lugar não estava tão movimentado, o bairro é bem bonito, com suas construções conservadas, cheio de restaurantes e casas belíssimas .
Enfim, Floripa é uma cidade maravilhosa! Com praias lindas,preços acesíveis e pessoas super cordiais. Voltaremos para conhecer muitas outras maravilhas desta Ilha da Magia, esta foi uma das viagens mais legais dos últimos tempos.